![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEggDrHtRIdvwk7VORC3gP_WSG9DOFHTw1kmeKvdhlb_W0j3CuqbLezVhIWBq9ioOnyL0Ic96Wc8O__pLpy3VbmBtm5-fKj03MasCEzQwR9OvRKSVfjD_yRX1bjL-IQcOLl8S2YLhDz9K1qx/s320/1.jpg)
Este quadro é A Ponte Japonesa (1900), de Claude Monet (1840-1926), pintor francês que iniciou o movimento artístico chamado Impressionismo. Este quadro faz parte da série Ninféias, que reúne quadros pintados por ele no jardim de sua casa. Nessa fase, já perto de sua morte, ele estava com a visão já bastante comprometida pela catarata...
Pois bem... outro dia, estava eu mexendo numas caixas de quinquilharias e eis que me deparo com um quadro em ponto cruz que eu havia começado há uns dez anos, quando tava aprendendo a bordar... Trata-se de uma adaptação para o ponto cruz do quadro de Monet.
Obra de Pierre Auguste Renoir
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwSxes3gnvMzzaUpQgG1MdulcZy3Ax4pZtLjBmgFbCSlw3SN0qK_mePFBtEJ7XlCAJOUh9wrDolgldxPavOpsCVIVSeaLVQgBfmzmRjCwvUpoNdsMAEc2Cvz9fe96ik_D951ZVVuh9JBEv/s400/Pierre+Auguste+Renoir.jpg)
TEVE VÁRIOS PINTORES DE DESTÁQUE : Pierre Auguste Remoir
Edgar Degas
Claude Monet
Paul Cezanne
Henry Jolouse
Vicente Van Gogh
e muito mais
Impressionismo no Brasil
No início do século XX, Eliseu Visconti foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil. Sobre o impressionismo de Visconti, diz Flávio de Aquino: "Visconti é, para nós, o precursor da arte dos nossos dias, o nosso mais legítimo representante de uma das mais importantes etapas da pintura contemporânea: o impressionismo. Trouxe-o da França ainda quente das discussões, vivo; transformou-o, ante o motivo brasileiro, perante a cor e a atmosfera luminosa do nosso País".
O termo Impressionismo também é usado para descrever obras de literatura, entre quais bastam acrescentar poucos detalhes para estabelecer as impressões sensoriais de um incidente ou cena. Literatura impressionista é bem relacionada a simbolismo, entre os seus melhores exemplares podemos encontrar: Baudelaire, Mallarmé, Rimbaud e Verlaine. Autores tais como Virginia Woolf e Joseph Conrad escreveram trabalhos impressionistas de modo que, em vez de interpretar, eles descrevem as impressões, sensações e emoções que constituem uma vida mental de um caráter.
0 comentários:
Postar um comentário